tt

tt

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

A mão e o cérebro

"A mão humana, tão delicada e tão complicada, não só permite que a mente se revele mas permite que todo o ser entre em relações especiais com o seu ambiente ...o homem toma posse de seu ambiente com as mãos. "Suas mãos, sob a orientação de seu intelecto transforma esse ambiente e, assim, permitir-lhe cumprir a sua missão no mundo"-. Maria Montessori, A descoberta da criança.
13 meses
Caixa de objeto de permanência, ajuda o bebê a desenvolver a coordenação motora olho-mão e o sentido indireto de permanêcia do objeto. Elas também transmitem a experiência de causa e efeito e ajudam as crianças, a treinar os movimentos que são controlados pelo intelecto.

A concentração dele aumentou, já fica cerca de 10 minutos sozinho. O grau de resolução de problemas, também melhorou muito. Agora ele resolve algumas situações, sem a minha ajuda. Fico de longe observando e faço o mínimo de interrupção.
Pequenos objetos - movimento de pinça
Com o passar dos meses, este movimento se torna cada vez mais preciso. A coordenação motora fina, vai sendo aprimorada e assim o bebê desenvolve a compreensão entre polegar e dedo indicador. Com supervisão de um adulto, é possível permitir que o bebê, treine e aprimore o movimento de pinça. Faço esta atividade com meu filho, e ele já consegue executar o movimento com precisão.
Mas observando bem a foto a cima, é possível perceber, que o trabalho das mãos ainda não está concretizado. Ele ainda necessita da ajuda, dos dedos (médio, anelar e mínimo), para estabilizar a mão. Eu usei uma latinha de metal, para o objeto não escapar com facilidade.
Quando concluímos esta atividade, todos os objetos são removidos, e não ficam ao alcance dele. Somente com total supervisão do adulto!
É incrível e realmente gratificante, poder acompanhar todo seu desenvolvimento. Lembro-me das mãos, nos primeiros dias de vida, em posição de punho fechado. Agora elas são, habilidosas e o grau de precisão aumenta de forma rápida. É importante lembrar, que as atividades devem corresponder, o grau de habilidades motoras do bebê. Devem ser desafiadoras, mas não frustrantes. Sempre que percebo, que meu filho se frustra com uma atividade, a mesma é removida e oferecida, em um novo momento. Mas é importante lembra que o bebê de 13 meses, está muito mais interessado, no ambiente à sua volta e nas possibilidade de exploração, que o mesmo oferece. Através do método Montessori, eu também aprendi a educar meus movimentos, de acordo com as necessidades do meu filho. Faço todas as demonstrações, de forma lenta e precisa. Seguro o objeto várias vezes, com aperto de pinça.
13 meses - abrindo e fechando
13 meses - abrindo e fechando
Atividade cognitiva
Objetivo principal:
desenvolvimento de habilidades para resolução de problemas.
desenvolve as habilidades motoras finas e a prática do reconhecimento espacial. 
base para as habilidades dos exercícios da vida prática. 
aperfeiçoamento dos músculos e movimentos dos punhos e dedos.
trabalhando para entender o mecanismo da tampa. 
aperfeiçomento da precisão das mãos.

O tapete é um elemento importante em todas as atividades.
Espero um momento em que a atenção dele, está voltada para mim.
Então posiciono o pote sobre o tapete e de forma lenta e deliberada, executo o movimento de abrir e fechar.
Então convido meu filho para retirar a tampa do pote.
Empilhamento com argolas
Os anéis de empilhamento preparam o desenvolvimento da coordenação motora olho-mão.
A atividade com anéis de empilhar, ele já executa com certa habilidade. É bem interessante ver, como ele já retira da estante e trabalha sozinho (claro do jeito dele). Estas não são as peças originais, da torre de empilhar. Aqui estão as originais. Mas o grau de dificuldade, ainda me parece elevado, para sua coordenação motora. Então resolvi trocar as peças, por anéis de cortina, que já tinha em casa.

Como apresentar o material:
Convide a criança para atividade.
Estabilize o material na frente da criança.
No caso a atividade é empilhamento de argolas.
Pode-se dizer para a criança: agora nós vamos empilhar as argolas.
Quando a criança mostrar-se atenta a atividade, começe a empilhar e depois ofereça o material para ela.



Montessori from the Start
Não importa qual seja a razão, mas tendemos a não nos dedicar e dar atenção suficiente, ao desenvolvimento dos movimentos finos das mãos das crianças, nos três primeiros anos. Nós interpretamos o fascínio precoce das crianças por pequenos itens, tais como botões, ou os seus primeiros esforços, quando elas tentam de forma precisa, inserir chaves e outros objetos em pequenos buracos, erradas.
Crianças de doze aos quinze meses de idade, continuam a usar as mãos para coletar informações, mas elas também estão ocupadas tentando trabalhar com as mãos. Perdemos a transição de aprendizagem da crianças e seus esforços em direção ao trabalho, quando não damos atenção devida, a esses movimentos. Vemos como as crianças usam as mãos, e interpretamos essa atividade como exploração do ambiente. O que elas realmente fazem quando abrem e esvaziam os armários e depois colocam tudo no lugar novamente, abrem e fecham as gavetas, se vestem para logo depois se despirem, enchem um copo de água repetidamente,  enchem um balde de areia, para depois derramar - todas atividades muito típicas para uma criança de 15 meses de idade? Na verdade, essas atividades representam a necessidades de trabalho, e não mais a exploração do meio ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário