tt

tt

segunda-feira, 17 de março de 2014

Vivendo a simplicidade de Montessori



Somos uma família normal, que escolheu o método Montessori, como um estilo de vida. Mas como é isso no dia a dia? Aqui vivemos a vida real, que nem sempre funciona, da maneira programada. Junto com a vida real, vem o desafio maravilhoso, de continuar adaptando nossa casa, para fornecer independência ao nosso bebê. Agora estamos adaptando espaços externos, pois ele está muito interessado, em todas as atividades, que executamos no jardim. Nossa como o método Montessori mudou nossas vidas, o meu dia com Adriano, passa em tempo de lupa. Tudo para ele entender e acompanhar meus movimento minhas palavras. Para dar independência a ele, eu aprendi a recuar e ficar no plano de fundo. Entender suas necessidades e observá-lo. Acredito que antes de conhecer o método Montessori, não teria tanta confiança, em deixar meu filho, usar um copo de vidro, dormir direto do chão, ser independente. Muitas vezes confundimos o amor, com servir a criança, fazer para a crianca, pensar para ela e agir também. Todas essas atitudes tornam a criança, dependente de julgamento externos, ela não consegue reconhecer, suas próprias capacidade, tornam-se escravas do julgamento do adulto. Meu filho é livre, livre para agir, para manipular, para movimentar-se, para sujar-se no jardim, para errar e corrigir seus erros. O ambiente adaptado é um grande alidado, em nossa casa. Através desse ambiente, meu filho ganha independência, constrói sua auto estima e caráter. Para as mães que estão iniciando suas caminhadas, na estrada montessoriana. Esse caminho não tem volta, pois é maravilhoso, é verdadeiro. Eu vejo essa verdade no desenvolvimento do meu filho e o caminho aqui em casa, é seguir adiante. Muitas vezes parece difícil adaptar a casa, mas não é difícil não. Temos que retira o excesso, baixar as coisas, para o campo de visão da criança, recuar em nossa postura e dar liberdade aos nossos filhos. O papel dos adultos é fornecer um ambiente preparado para a criança, guiá-lo em sua inteiração com o meio ambiente e conceder-lhe a liberdade com responsabilidade. O conceito de educação Montessori é simples, consistindo apenas de três elementos: o adulto preparado, o ambiente preparado e a liberdade com responsabilidade. É possível tornar real, todos os três elementos. Hoje eu me sinto, sim um adulto preparado para o meu filho, forneço liberdade com responsabilidade, ambiente preparado. Todos nós podemos fornecer esses elementos, dentro de nossas casa. Não é caro preparar esses elementos. O essencial, é amor, paciência, empatia, tolerância. Mais um dia terminando! Hoje o papai, leu a história de boa noite. agora também vou dormir, pois amanhã começa a vida real novamente. E eu amo essa vida real.

Nenhum comentário:

Postar um comentário