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quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Dois anos & Montessori


Este post conta um pouco da nossa trajetória, um pouco de tudo que aprendemos em dois anos de vida dele. Quantas coisas temos para agradecer, por ter aceito os princípios Montessori em nosso lar. Meu olhar em relação a educação do meu filho mudou e hoje entendo de forma mais clara, a frase de Maria Montessori sobre "ajuda a personalidade humana em desenvolvimento."

O primeiro passo vital para ajudar o desenvolvimento dele, estar sempre ciente da  minha responsabilidades, garantindo ao meu filho um lar seguro, sereno, rotina estruturada, atividades, tempo suficiente para ele e contato com a natureza. A criança precisa de tempo, tempo para crescer e para aprender sozinhas também. 
Eu vejo como ponto principal da educação Montessori, o amor e respeito a personalidade humana em formação. Precisamos entender que as crianças desenvolvem sua vontade através de esforços direcionados e precisam da ajuda de seus pais e do ambiente em cada uma das etapa deste processo. Eu sou uma mãe Montessori em desenvolvimento, aprendendo todos os dias com meu filho. Ele é responsávell por minha transformação e por todo conhecimento autodidatico que tenho adquirido. Não é fácil ser pais bem preparados, mas acredito que essa é chave para o sucesso no desenvolvimento da criança. Hoje eu sou muito mais consciente sobre as expectativas em relação ao meu filho.

Passamos pela primeira etapa do desenvolvimento Motor, o início da fala, chegamos a explosão da linguagem, desfralde e chegaremos a mais uma fase deslumbrante quando a criança pode reconhecer-se com individuo. Fase que a autora Silvana Montanaro descreve acontecer por volta dos 32 – 36 meses de idade. Fase que confirma todos os traços característicos da criança como pessoa.


Abaixo tentei simplificar tudo que aprendi durante dois anos, todos os pontos que ocupam papel importante na educação dele. Tudo que aprendi com ele, pois sem ele jamais teria praticado Montessori, sem ele não teria a possibilidade de conhecer-me melhor, de conhecê-lo melhor e de olhar para um novo horizonte.
Esse post é para você que está no caminho, para quem está começando e para você quem as vezes pensa em desistir porque algo não está dando certo.

Este é um resumo de pontos que considero essenciais na educação dele:
O Adulto preparado
O papel do adulto preparado no ambiente preparado é "ajudar a criança a fazer soninha."

O adulto arruma e organiza o ambiente educativo preparado. Ele é como uma parte do ambiente preparado e estabelece a ligação entre a criança e coisas, criança e meio ambiente, não diretamente mas sim indiretamente. Habilitando a crianças e mostrando como ela pode fazer algo, por que e como trabalhar com um material. No livro Mente Absorvente o adulto é citado como "O guardião do ambiente". O adulto não elogia e não culpa. Louvor torna a criança dependente. Maria Montessori acreditava que crianças que trabalham concentradas estão confiantes e recebem sua confirmação pelo seu próprio progresso. O nosso papel como adulto é primeiro observar como a criança se comporta e as suas necessidades: em primeiro lugar, o diagnóstico e depois a didática. Acima de tudo, precisamos ter confiança no poder das crianças de seguir com sua própria ajuda. 

O ambiente preprado
A crianças precisa de um ambiente que seja proporcional ao seu corpo, desenvolvimento, interesses e necessidades. Montessori from the Start: "Deve haver um lugar para tudo e tudo deve estar no seu lugar". No ambiente preparado em casa podemos oferecer um ou mais espaços, e uma boa oferta de materiais de trabalho. Os materiais são preparados em prateleiras abertas e acessíveis às crianças e ela dever ter a liberdade de escolher quando fazer as atividades. No ambiente preparado deve haver também equipamentos para os exercícios da vida diária, ou seja, eles devem ser próprios das crianças. Muito importante também é a estética do ambiente, mobiliário esteticamente belo, limpeza e manutenção da ordem. Ofereca sua criança a possibilidade de manipular, louça e porcelana, talheres como dos aduto, que seja proporcionais as suas maos e não de plástico.
As caracteristicas dos materiais em Montessori também têm um papel fundamental. Maria Montessori escreveu uma vez que o material deve ser sempre de tal forma, que fale com os sentidos da criança: "Eu sou interessante, me tome em suas mãos!" Isso quer dizer que nós gostamos sempre de usar copos, jarros para chamar a atenção para a estética. Coisas bonitas oferecem às crianças um bom sentimento, um pré-requisito para sentir-se bem com o ambiente e seus objetos.
Quando escolhemos  o vidro e porcelana, demonstramos que nós consideramos a criança como capaz de lidar com as coisas reais. Além disso, a criança recebe a partir destes materiais, uma melhor informação sobre a percepção de profundidade do com materiais de  plástico. Através do vidro ou outros materiais "pesados", ela tem a possibilidade de aprender a dosar os seus movimentos ao contrário de materiais leves.

Eu gosto muito desta observação das autora Paula Polk Lillard e Lynn Lillard Jesse, sobre a segurança no ambiente preparado: “Finalmente, a criança arrasta-se por toda a casa e examina tudo, de acordo com suas própria vontade. Nesta época ela já não precisa mais do adulto para buscar os objetos. As crianças estão agora a explorar por si próprias o ambiente, em busca do que pode ser encontrado. Agora é importante pensar sobre como fazer para a casa (ou outro ambiente em que uma criança dessa idade gasta tempo considerável) estar organizada. Tudo faz sentido? É simples e funcional? É bonito? Estamos muito interessados em garantir que o bebê encontre um ambiente ordenado para poder integrá-lo corretamente em seu espírito. Agora é a oportunidade para estabelecer, um lugar para tudo e tudo em seu lugar, antes que a criança organize tudo de acordo com sua vontade. Precisamos também garantir que o ambiente possa ser limpo e organizado de forma rápida e com facilidade. É de grande importância garantir a segurança na casa, gavetas, portas, armários, garantir que produtos perigoso sejam armazenados de forma segura e à distância. As criança estão sempre examinados cada coisa em casa e muitas vezes são capazes de conseguir isso, muito antes de nós acreditamos que seja possível. A partir de agora nosso objetivo deve ser, oferecer à criança um lar seguro para que ela possa descobrir e explorar.”

As fases do desenvolvimento
A criança atravessa uma fase desafiante do desenvolvimento, que costuma ser chamar de "terríveis dois anos". Aqui em casa chamamos de "desenvolvimento da vontade". Devemos entender que este é o desenvolvimento de sua crescente autoconsciência e não comportamento impertinente. Ela está vivendo momentos de frustração porque sua coordenação motora ainda não esta tão desenvolvida, o desenvolvimento da linguagem também ainda não está concluído. Ela compreende muitas coisas mas não pode expressar-se com todas as palavras que talvez gostaria. A criança tem um programa genético e quando ignoramos este programa genético, ou seja, fases sensíveis.  Isso também leva a agressão, irritação o comportamento popularmente chamado de “pirraça” em crianças. Se observarmos e apoiarmos os períodos sensíveis, é impressionante como percebemos que a criança torna-se equilibrada, cooperativa, elas se comportam assim independentemente do seu temperamento, e os terríveis dois anos, muitas vezes fica completamente ausentes. O que levanta a questão: Será que a crianças apresenta tais reações porque o programa genético de desenvolvimento não esta sendo atendido?

Rotina
A rotina consistente em proporcionar segurança, apoio, orientação. Eu percebo que a rotina em nossa casa trás segurança, que ajuda no autocontrole. Porque ele sabe o quê, quando, onde esperar pelos acontecimentos. A falta de rotina pode gerar muitas situações de choro e sentimento contrário ao ambiente e falta de motivação. A rotina da criança pequena deve ser constantes e estável.

A ordem

Maria Montessori disse: "Ordem significa saber a localização dos objetos no espaço, recordar-se dos locais onde cada coisa está: Isto significa novamente navegar no seu ambiente e tê-los em todos seus detalhes.“

A ordem significa significa orientar-se em seu ambiente. Crianças pequenas mostram um amor característico da ordem. Com a idade de um ano e meio a dois anos as crianças mostram claramente sua necessita de ordem.

A criança absorve a ordem do ambiente. A ordem exterior leva a criança à ordem interna. A ordem externa da criança reflete a sua organização interna. Portanto, a criança precisa de um ambiente ordenado e bem estruturado. Esta ordem dá-lhe segurança e uma boa autoestima.

Não
Um processo que pode ser difícil, durante a edução da criança é o uso da palavra não. Um "Não" deve ser "Não" e isso nem sempre é fácil. Mas devemos nos manter firme durante esse processo, confiabilidade dos pais é um ponto muito importante no desenvolvimento vontade da criança. Meu filho vai completou 26 meses e naturalmente vivemos situações, em que ele grita, se atira no chão... essas situações podem ser bem estressantes e desafiadoras. Mas é importante colocar limites claros e amorosos. Limites claros e manter nossa postura, nem sempre é uma tarefa fácil e todo nos podemos nos sentir cansados e com sentimento de querer desistir. Mas a criança precisa de nosso ajuda constante durante esse processo, muitas vezes queremos poupar a crianças de situações que acreditemos deixá-la triste, como quando recebem um não por exemplo. Mas ela será confrontada cedo ou tarde por essas situações, então ela precisa aprender a entender gradativamente, aprender a reconhecer e aceitar restrições.

Independência
A independência da criança e a busca pela autoafirmação, também são muitas veze interpretadas de forma falsa, por nós os adultos. Essa interpretação falsa também pode gerar grande conflito na edução de nossos filho. Acreditamos que a criança quer impor sua própria vontade e por falta de compreensão de nossa parte, o processo de independência de nossos filhos pode ser interrompido. Mas a independência deveria ser um direito legitimo da criança. Devemos sempre ter empatia sobre os sentimentos delas, mesmo os sentimentos mais tempestuosos quando ela chora e grita. Quando a criança percebe que seus sentimentos não são compreendidos ou levados a sério, ela pode ter dificuldade para aprender a lida com eles mais tarde.

A educação da vontade
A educação da vontade não significa obrigar a criança a ser controlada por um conjunto de regras ou preferência ditadas pelo adulto. O desafio é orientar a vontade da criança é não reprimir. Ajudar o desenvolvimento da vontade da criança, pelo amor e afirmação e não através de ameaças. Hoje acho que encontramos um equilíbrio neste sentido, proporcionando um ambiente favorável ao sim e com escolhas. Deixando ele assumir pequenas tarefas, assim acredito que vai estar mais preparado, para assumir responsabilidades maiores no futuro. Observo o que ele já consegue fazer, para dar-lhe a oportunidade implementar.


Observa a criança
A observação é um fator de grande relevância aqui em casa, tente entender sua criança, conhecê-la e se você conseguir fazer isso, vai vê-la com outros olhos, vai entender suas necessidades. Devemos observar o comportamento das crianças, especialmente sua movimentações, assim podemos reconhecer deficiências, quais atividades podemos oferecer, qual aspecto do ambiente interessa a criança. Podemos observar a forma e o jeito, da criança para resolver tarefas.
Segundo Maria Montessori primeiro devemos ter um diagnostico da criança e depois podemos oferecer a parte didática.

Através da observação podemos entender as seguintes questões:

Como está o desenvolvimento da criança
Quais são as suas necessidades
Qual a finalidade de sua atividade
Qual a oferta de material e que tipo de ajuda a criança precisa agora
O desenvolvimento segue a diante


Observar não é apena ver a criança brincando, movimentando-se ou manipulando algo. Quando observo tento fechar todos os outros canais com o ambiente, focar somente ele e perceber como ele se sente. Olhar o movimento de suas pequenas mãos, as expressões de seu rosto. Quando ele está envolvido em alguma atividades, aprendi a observar suas expressão faciais o movimento do seu corpo, quando algo é bem sucedido e quando também não é feito com sucesso, é notável a diferença de comportamento.

Um sinal muito típico de desinteresse é quando ele retira uma bandeja da estante e coloca em sua mesa, começa a atividade mais não conclui o cilco e não devolve a atividade para seu lugar de origem. Então pega mais uma bandeja e coloca em cima da mesa, junto com a anterior as vezes termina a atividade, mas as vezes também não. Normalmente ele retira tudo com cuidado da estante, conclui o ciclo de trabalho e devolve o material. Mas quando o processo não é feito assim, tento perceber o que pode estar incomendo ele. A crianca pode estar cansada, com o Interesse focado em outro aspecto do ambiente, talvez precisando de mais atividades motoras grossas e existem vários outros fatores, que cada família deve aprender a observar em sua criança.

O desenvolvimento cerebral da criança também deve ser levado em consideração. Se você deseja saber mais sobre este aspecto leia este post aqui.

Devemos reconhecer o direito da criança, ao seu próprio sentimento e dar-lhe a oportunidade de expressá-los. Isso significa que temos de ser ativo em nosso amor.

Como podemos ajudá-la a seguir o caminho para se tornar um individuo livre, mas ciente de suas responsabilidades, alguém que poderá contribuir de forma positiva para seu próprio bem estar e outros também? Ainda não sabemos como o futuro vai desdobrar-se, então todo ajuda é necessária, todo amor, empatia e respeito. Prepara o caminho uma criança para torná-lo um ser humano estável, saudável forte, inteligente emotinal, sensível auto-confiante e responsável é com certeza uma das maiores tarefas que recebemos.


Maria Montessori: "Para iniciar uma reconstrução mental saudável da humanida, é necessário recorrer a criança. Precisamos ver não só o filho, a criatura, que se concentra a nossa responsabilidade, mas é preciso considerar, a crianca nao da perspectiva da dependência que existe entre ela e nós. Temos de recorrer a criança de um Messias, como uma restauradora da humanidade e sua sociedade. Devemos resignar para chegar a esse ponto de vista; e então, temos de ir para as crianças, seguindo a estrela da esperança."

Boa sorte em sua caminhada, siga sua criança, não desista, veja através dos olhos dela.
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Obrigada!

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