tt

tt

sábado, 13 de junho de 2015

Ambiente preparado


„O método de observação é baseado unicamente, de forma que a criança possa expressar-se livremente e revelar tendências, que permanecem ocultas ou suprimidas, se o ambiente não é adequado e os materiais à disposição para a atividade espontâneas"

O ambiente preparado é projetado para a criança, exercer seu poder de exploração. Projetado e pensado para apoiar o processo de aprendizagem da criança. Quando preparamos o ambiente da criança em casa, devemos ter em mente, o processo de independência delas.

Liberdade no ambiente preparado significa, que a criança pode explorar todos os materiais, eles ficam a disposição delas, em prateleiras baixas. Ela tem liberdade de escolha e pode repetir suas atividades quantas vezes desejar. Todos os materiais que compoe o ambiente, tem seu próprio controle de erros. Já falamos algumas vezes sobre os controle de erros, ele possibilita a criança trabalhar, sem a juda do adulto. A criança percebe suas falhas e corrige sozinha.
As intervenções do adulto devem ser mínima ou nenhuma. Pórem, Maria Montessori disse, que a liberdade não é pertimir que a criança use o ambiente e seus componentes da maneira que desejar. Assim o principio de liberdade está sendo ferido. 
Estrutura e ordem também são muito importantes, cada coisa tem seu lugar e cada coisa fica em seu lugar. A ordem exterior vai ajudar a criança, no processo de ordem interior. Conhecer o ambiente em todos os seus detalhes e reconhecer a ordem entre os seus componentes. Mesmo as crianças bem jovens gostam da ordem. Meu filho devolve os materiais para estante e sabe a localização das bandejas.

A beleza e estética do ambiente preparado, também de fundamental importância. O ambiente da criança deve ser simples, limpo e bonito. Mobília é proporcial ao corpo da criança, não pode ser muito pesada, deve ser leve o suficiente para a criança transportar. Uma pequena mesa para ela sentar e fazer suas atividades e plantas verdes o flores podem enfeitá-la.
O ambiente pode ter aromas, quem sabe algumas flores ou um vasinho com ervas aromáticas.

Estantes baixas ou armários acessíveis as crianças, guardam seus materiais. Materiais que elas podem pegar, sem a ajuda ou permissão do adulto.
Os pequenos detalhes do ambiente, também fazem grande diferença. Um pequeno vaso, com pinturas delicadas, quadro reproduzindo obras de grandes artistas, fotos de animais, flores ou cenas da natureza. Podemos olhar os quadros todos os dias com as crianças, descrever as cenas ilustradas neles.


Nenhum comentário:

Postar um comentário